26/03/2014

Cobrança na fatura do cartão de compra que você não fez


 

 

Qualquer consumidor que usa cartão de crédito está sujeito a uma cobrança indevida por parte da operadora ou de fornecedores. E, nesse caso, débito não reconhecido ou não autorizado, o consumidor tem o direito ao cancelamento da compra ou estorno dos valores pagos.
O consumidor deve procurar o fornecedor para fazer o cancelamento da compra de um produto ou a contratação de serviço em face de algum problema, como, valor errado, mercadoria avariada, serviço mal executado ou até mesmo o direito de arrependimento na aquisição pelo e-commerce. Caso haja resistência ou a impossibilidade de executar o procedimento, o consumidor deve entrar em contato com a administradora do cartão informando o ocorrido e exigir o cancelamento da cobrança.
O estorno do valor da compra se dará na forma de crédito, salvo quando o consumidor já tenha efetuado o pagamento, que poderá exigir a devolução em espécie.
O Decreto Federal nº 6.523/08, determina que a cobrança indevida, deverá ser suspensa imediatamente, cabendo ao fornecedor a inversão do ônus da prova.
O consumidor deve ficar atento e sempre verificar a fatura do seu cartão, quanto aos estabelecimentos e valores cobrados e, detectando alguma irregularidade na fatura e não reconhecer do débito cobrado, de imediato deve entrar em contato com administradora do cartão e requisitar uma verificação para constatar a procedência das compras. Se for confirmada a fraude, o consumidor deverá solicitar os estornos das compras indevidas, registrar um boletim de ocorrência, anotar todas orientações dada pela administradora e, principalmente, o número do protocolo do atendimento. Se o cartão de crédito esta vinculado a uma conta corrente, o consumidor deve informar o seu gerente do ocorrido.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário